Estamos iniciando uma nova série de blogs sobre erros de instalação, com objetivo de evitar repetições dos mesmos.
O erro de hoje: grampos errados
O exemplo de hoje mostrar grampos errados, encontrados durante uma visita recente. Na imagem è direita percebe-se que o grampo não está alinhado com o módulo. Somente uma parte pequena dele está segurando a moldura do módulo, deixando dúvidas se um vento não arrancaria a peça.
Qual foi o erro?
O instalador escolheu um grampo final com tamanho errado. A altura deste grampo é de 35mm, enquanto a moldura do módulo tem espessura de 40mm.
O que seria correto?
O desenho apresenta a escolha correta do grampo terminal. Ele precisa ter exatamente a mesma altura do módulo. Desta forma, ele se encaixa bem e segura o módulo firmemente, com apoio vertical no trilho.
Já o grampo intermediário, entre dois módulos costuma atender a várias espessuras de módulo. Neste caso, o parafuso força os módulos contra o trilho, mas o próprio grampo não encosta nele.
Em todos os casos é necessário estudar a documentação técnica do fabricante do sistema de fixação. No nosso desenho, aproveitamos imagens do sistema padrão do fabricante Solar Group.
Evite erros - capacite-se!
Ensinamos como evitar este e outros erros no nosso curso para projetos de sistemas fotovoltaicos, como também no curso prático de instalação.
O treinamento sobre cálculo estrutural vai além e ensina tudo sobre resistência de telhados.
Uma boa capacitação evita danos custosos - aproveite, consulte nossa agenda, e faça sua inscrição.