Estamos presenciando um aumento do número de profissionais e empresas no setor da energia solar. Profissionais que se formaram em cursos básicos, ganharam experiência e, agora, desejam aprofundar seus conhecimentos. Temos pensado como podemos contribuir com essa demanda diversificada sobre temas mais específicos.
Ano passado já começamos a ampliar a gama de cursos para especialistas, e este ano inserimos na grade cursos básico e avançado sobre o software PVSyst, sendo que este último ocorrerá na próxima semana em São Paulo.
Há temas que aparecem frequentemente nas conversas entre colegas, gerando dúvidas, e que merecem respostas rápidas. Por este motivo criamos o no nosso site. Entre lá e acesse as primeiras matérias sobre sombreamento e sobre a mudança na regulamentação sobre geração distribuída, que entrará em vigor a partir do dia primeiro de março.
Ampliamos também o calendário no nosso site, incluindo eventos como congressos e feiras do segmento de energias alternativas. O próximo será, no dia 29/02, a German Brazilian Renewable Energy Conference, da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Haverá muitas palestras de empresas alemãs e três blocos sobre mercado, capacitação e financiamento no Brasil. Sem ônus, como de costume, e com uma palestra nossa.
No plano da opinião pública, os ventos estão a favor. Luiz Pinguelli Rosa, professor da Coppe/UFRJ e certamente uma pessoa influente no planejamento energético, disse numa entrevista à CartaCapital, que a energia solar, "infelizmente, está atrasada. Apesar de já ter havido leilão, é preciso políticas para estimular o seu uso". Já a revista IstoÉ Dinheiro relata a constatação do diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, de que "a energia eólica e a solar vão crescer muito nos próximos anos".
E aqui na Solarize, capacitação é a nossa forma de contribuir para que esse mercado cresça com consistência técnica. A procura está sendo tão grande que vários treinamentos lotam com antecedência. Garanta sua vaga e inscreva-se já!