O sétimo capítulo do manual de energia solar, iniciado à convite da revista O Setor Elétrico, aborda o projeto elétrico de um sistema fotovoltaico.
O Projeto Elétrico
O projeto elétrico é dividido em duas partes: o lado da corrente contínua, entre módulos e inversores, e o lado da corrente alternada, na conexão do inversor à rede predial e da concessionária.
Norma ABNT NBR 16690
A norma que regulamenta o projeto ainda está em elaboração: ABNT NBR 16690 – Instalações Elétricas de Arranjos Fotovoltaicas. Na ausência de outra, utilizamos a versão distribuída para consulta pública em julho de 2019 como base da seguinte descrição e a disponibilizamos na página do manual de energia solar.
Conexão entre Gerador e Inversor
Quase todos os componentes usados no circuito em corrente contínua são específicos: conectores, fusíves, dispositivo de proteção contra surtos (DPS) e cabos. Saiba mais!
Conexão do Inversor à Rede Predial
A conexão do inversor à rede predial, a princípio, apresenta poucos detalhes que diferem de uma instalação comum. No entanto, ela deve respeitar a norma da concessionária e requer cuidados adicionais em relação a aterramento e proteção contra raios e surtos.
Previsão para o próximo capítulo
Continuaremos a sequência de capítulos com a descrição do suporte dos módulos, que serve para fixá-los à cobertura.
Acesse o manual completo aqui - é grátis!