O tema do presente capítulo do manual de energia solar serão softwares de planejamento e simulação de projetos fotovoltaicos. Eles são fundamentais para elaborar um projeto tecnicamente impecável, para calcular o retorno financeiro com segurança e para efetuar vendas de forma eficiente, como já vimos em outros capítulos.
Requisitos ao Software Fotovoltaico
A engenharia de software, formação original do autor deste manual, ensina que se deve iniciar a escolha de um software pela análise dos requisitos. Em seguida, é preciso priorizar as demandas para então escolher uma solução.
Os Diferentes Atores
Cada ator envolvido no projeto tem interesses próprios, com demandas de informações, que devem ser atendidas pelo software (figura 2). Vamos entender os principais.
Escopo do projeto
Podemos diferenciar as seguintes categorias de projeto: de pequeno porte, comerciais e usinas em solo. Cada um tem características diferentes que requerem uma forma diferente de tratamento dentro do software.
Questões Técnicas
O cálculo confiávele é a principal questão do software. Além disso, devemos analisar os dados meteorológicos usados e sua granularidade. Flexibilidade na configuração dos inversores e tratamento difernciado da sombre são outros itens importantes.
Comparação de Softwares Mais Utilizados
O capítulo apresenta os quatro softwares mais utilizados no Brasil: PVSyst, Solergo, Helioscope e PV*SOL premium com suas principais características.
Acesse o manual completo aqui - é grátis!