Portugal goza de um sol tão irradiante quanto o Brasil, mas tirou proveito desta fonte apenas em usinas de porte maior. No ano passado, a legislação finalmente facilitou o uso descentralizado da energia solar e permitiu o autoconsumo com venda do excedente. A medida abriu caminho para a expansão da energia solar em Portugal.
Desta forma tornaram-se rentáveis instalações residenciais e comerciais e há expectativa que o pais expanda a tecnologia fotovoltaica.
No Brasil, um movimento similar começou em 2012, que se tornou um grande sucesso e motor de empregos. Nós, da Solarize Treinamentos, participamos deste movimento desde o início e acreditamos que podemos apoiar os portugueses nesta caminhada.
Resumidamente, a Solarize desembarca no Velho Continente com duas propostas bem claras:
Ao longo deste post, vamos esclarecer todas as sudas dúvidas sobre essas propostas, seguindo nossos princípios da transparência e cuidado com o cliente. Mas, primeiro, vamos entender os pontos em comum e diferenças entre os projetos fotovoltaicos em Portugal e no Brasil.
Projetos fotovoltaicos em Portugal e no Brasil
O gráfico acima descreve as etapas do desenvolvimento de um projeto fotovoltaico conectado à rede. Aqui você pode baixar o manual de energia solar para compreendê-lo em detalhes.
A maior parte do processo é idêntico, desde a análise das áreas disponíveis e a incidência de sombreamento, passando pelo projeto técnico até a sua avaliação econômica. As diferenças surgem pela compensação financeira da energia injetada.
Em Portugal, o valor pago por cada kWh é substancialmente menor do que o valor da energia consumida. Essa diferença muda o cálculo econômico e pode viabilizar o uso de baterias, que ainda não se pagam no Brasil.
As normas técnicas no Brasil aproveitaram as europeias como proposta inicial, portanto são semelhantes. Aliás, foi o pioneirismo da Alemanha que criou todo esse mercado, e nós também nos baseamos nessa referência.
A seguir, veremos como a Solarize pode auxiliar profissionais do setor na expansão da energia solar em Portugal.
A Solarize Treinamentos Profissionais
Com raízes na Alemanha e no Brasil, a Solarize ganhou, desde 2008, uma alta reputação entre as instituições de capacitação para o setor no Brasil.
Fomos responsáveis pelo primeiro sistema fotovoltaico conectado à rede no Rio de Janeiro, localizado em nossa sede, o que nos dá a autoridade para falar do assunto. Por isso, somos procurados frequentemente para palestras em congressos ou universidades e participações em diversos programas de TV.
A Solarize preza pela independência e, por isso, optamos por não revender equipamento ou representar fabricantes. Dessa forma, mantemos nossa liberdade de opinar sobre qualquer produto.
Somos conhecidos também pela forte atuação social, fazendo parceria com diversas instituições como os Engenheiros Sem Fronteira e a Rede Favela Sustentável.
Nossos instrutores são especialistas que atuam na área que ensinam. Mesmo assim, conseguimos manter valores baixos com objetivo de permitir a disseminação do conhecimento para muitas pessoas. Aqui no nosso site, inclusive, você pode encontrar muito material gratuito para aprofundar seus conhecimentos.
Nosso produto é o conhecimento.
O software PV*SOL
O software PV*SOL é, mundialmente, um dos mais utilizados para o planejamento de projetos fotovoltaicos. Desenvolvido pela empresa alemã Valentin Software GmbH, ele se destaca pela facilidade de uso, pelo apoio ao vendedor e ao projetista e pela versatilidade na modelagem 3D, o que o torna uma excelente ferramenta para projetos de autoconsumo. Está disponível também em Português do Brasil.
Para você se familiarizar e conseguir visualizar o poder e eficácia do PV*SOL, preparamos um vídeo de um projeto elaborado pela Solarize em Cascais, sem e com baterias. Confira!
Baixe a versão teste, gratuita por 30 dias, e confira nosso vasto material sobre o software!
Desenvolva projetos com o software PV*SOL!
Elaboramos um treinamento para o software PV*SOL, dividido em vários módulos:
Este curso é gravado em vídeo aulas, permitindo ao aluno a realizar as aulas no lugar e hora que quiser. Seja por whatsapp, e-mail ou na plataforma EAD, estaremos sempre à disposição para tirar suas dúvidas. Confira aqui a nossa agenda de cursos.
Para a realização do curso, fornecemos licenças temporárias do software PV*SOL. Para os participantes do curso intermediário que quiserem adquirir o programa, daremos 10% de desconto sobre o valor da licença integral, um benefício que supera a taxa de inscrição. Este desconto está disponível somente pelo nosso formulário de pedido.
Destaque-se no mercado! Conheça nossos cursos para profissionais
Até março de 2020, nossos cursos eram 100% presenciais. A pandemia do Covid-19 nos forçou a transformá-los em conteúdo online, o que abriu a possibilidade de alcançar público distante, sem possibilidade de visitar nossas salas.
Você, que atua em Portugal pode se aproveitar disso!
A forte desvalorização do Real frente ao Euro é outro fator determinante para quem quer dar um upgrade no currículo e crescer na carreira. O valor dos cursos respeita o poder aquisitivo no Brasil, o que pode parecer muito baixo para aqueles que residem em Portugal.
Mas, será que nosso conteúdo é aplicável À sua realidade em Portugal?
Abaixo listamos nossos cursos cujo conteúdo é majoritariamente técnico e apontamos quais partes que são específicas para o Brasil. Havendo interesse, estamos prontos para adaptá-los para Portugal e contamos com sua colaboração neste aspecto!
Estes cursos ocorrem na modalidade online ao vivo:
Confira as datas na nossa agenda, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades que a Solarize tem para te oferecer (formulário no rodapé desta página)!
Drone para mapeamento de projetos fotovoltaicos
O curso ensina como modelar projetos fotovoltaicos a partir de fotos tiradas por drone, passando por modelos 3D ou mapas ortomosáicos. Na etapa final, o modelo 3D é importado no software PV*SOL como início de uma modelagem de um sistema solar.
O curso é técnico, contendo apenas uma breve apresentação sobre a legislação brasileira para obter a autorização do vôo.
Assista à gravação do webinar com o instrutor.
Drone para inspeção de sistemas fotovoltaicos
O drone já é amplamente utilizado para inspeção de prédios ou de linhas de transmissão. Em usinas fotovoltaicas usamos inspeção termográfica para identificar defeitos e enfrentamos o desafio de analisar milhares de fotos para apontar com precisão o módulo defeituoso.
Este curso repete a pequena parte sobre legalização de drones e autorização para voos. A inspeção em si é aplicável a usinas em qualquer país.
Cálculo estrutural para sistemas solares: conceitos e prática
A instalação de sistemas fotovoltaicos de autoconsumo é, na maior parte das vezes, realizada sobre telhados ou lajes em prédios e casas que já existem e não foram dimensionados para receber cargas adicionais e ainda poderão sofrer com carga de vento.
O objetivo deste curso é fazer entender os esforços que atuam sobre uma estrutura submetida a carregamento incluindo carga de vento, e identificar quando há necessidade de reforço estrutural, para certificação de que não haverá problemas na instalação de um sistema fotovoltaico.
Assista à gravação do webinar com o instrutor.
Projeto de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica Conectados à Rede
Este curso é a porta de entrada para o segmento de autoconsumo, no Brasil chamado de geração distribuída. Ele começa a ensinar a tecnologia fotovoltaica e a configuração dos sistemas com o projeto elétrico da instalação, incluindo proteção contra raios e surtos. A fixação dos módulos também é abordada.
O dimensionamento do sistema para um determinado cliente parte da conta de energia dele, seja no Brasil ou em Portugal. O cálculo do rendimento energético usa um site gratuito e uma planilha aplicável aos dois países. Somente o cálculo do retorno financeiro difere conforme regulação local.
No curso, estudamos casos reais, desde a avaliação do local até a instalação, e fornecemos muitas planilhas didáticas e práticas, e apresentamos o software PV*SOL.
Do conteúdo, mais que 80% é técnico e aplicável em qualquer país. A estrutura do curso, inclusive, foi elaborada com base em material alemão.
Se quiser conhecer mais, então baixe o nosso manual de energia solar, que é um resumido do curso!
Pagamento dos cursos
O pagamento dos cursos ocorre pelo próprio site da Solarize, no ato da inscrição, através da operadora PagSeguro, que aceita cartões internacionais. Oferecemos como alternativa a transferência para banco na Europa, caso necessário.
Gostou?
Entre em contato com a gente e veja como a Solarize pode ajudar você a entrar e se destacar no mercado de energia solar em Portugal.