Sobrecarregamento de inversores é um tema amplamente discutido entre integradores de energia fotovoltaica. Sabe-se que há perdas, quando os módulos oferecem uma potência superior àquela que o inversor consegue repassar à rede.
Por outro lado, há razões que justificam essa prática: ela reduz o investimento e permite ainda que o sistema fotovoltaico aproveite melhor a restrição de potência do cliente em relação à rede da concessionária.
Exemplo de quem pode se valer desse recurso são empresas do chamado "optante grupo B" onde a energia solar potencializa os benefícios porque paga não somente o consumo mas também a demanda contratada. Vale lembrar que a nova lei 14.300 permite a combinação de optante B com energia solar de forma explícita!
No webinar recebemos os especialistas do fabricante de inversores premium SMA, Bruno Furtado, gerente de projetos, e Henrique Almeida, gerente de vendas. Analisamos juntos os aspectos a serem considerados para escolher o melhor fator de dimensionamento para cada projeto, incluindo impactos para a vida útil do equipamento.
Apresentamos também estudos de caso para cliente do "optante grupo B" em diferentes regiões do Brasil, calculados no software PV*SOL.