Que a energia solar gera muitos empregos, já se sabe. Com o forte crescimento do setor, a demanda por mão de obra está crescendo cada vez mais, e as empresas estão relatando dificuldades em contratar funcionários qualificados. Capacitar técnicos é então a chave para juntar quem procura uma oportunidade com quem está oferecendo a vaga.
Com esse objetivo, a Solarize se juntou ao empreendedor social Carlos Pedro da Silva Junior, nascido na favela da Rocinha e idealizador do projeto Rocinha Solar, e à Solfortes Engenharia Sustentável, do empresário Pablo Dornellas para treinar 130 moradores da favela Rocinha como montadores de sistemas fotovoltaicos.
Cursos com foco em empregabilidade
Os cursos já começaram, com um programa que visa empregabilidade dos alunos. Vários deles terão a primeira oportunidade quando dois sistemas forem instalados na própria comunidade pela Solfortes. Um será montado no telhado da escola de samba Acadêmicos da Rocinha, onde funciona distribuindo a cooperativa Recicla Rocinha (potência: 25 kWp), e o outro na Primeira Igreja Batista da Rocinha (12,5 kWp), onde funciona a ONG Pedrinho Social.
O projeto foi iniciado com uma verba da FAPERJ e conta com apoio de empresas e entidades importantes, como WIN, Solar Group, Solfortes, Energy Global Solution, ABGD e Grupo FRG.
Inauguração neste sábado: venha!
A inauguração será no dia 13/08, às 10h, no Complexo Esportivo da Rocinha, próximo ao metrô São Conrado e do lado da autovia Lagoa-Barra.
Estão convidados
Chegue junto!