Hoje de manhã, a ANEEL publicou sua proposta da regulamentação completa da lei 14.300/2022, o que inclui encargos, faturamento e regras processuais. Essa Consulta Pública, (CP 051/2022) tem término previsto em 19 de dezembro. Até esta data, a ANEEL vai receber contribuições da sociedade, que ela deve analisar e incluir na regulamentação definitiva a ser publicada.
Acompanhe nosso blog para ficar atualizado sobre as mudanças propostas!
Material publicado
Precisamos, agora, concentrar os esforços em estudar o material publicado, e procurar entender seus impactos. Em seguida, vamos editar contribuições e enviá-las à ANEEL para tornar a regulamentação justa e favorável para as energia renováveis.
Acesse aqui o material publicado pela Aneel.
Vote pelo adiamento dos prazos da lei
Como a lei prevê que as regras de faturamento sejam aplicadas a partir de 7 de janeiro do ano que vem, estamos com prazos muito apertados frente à complexidade da matéria. Por isso, o setor está reunindo forças para adiar os prazos de transição da lei (escrevi sobre o tema ontem - leia aqui).
A iniciativa mais concreta é o Projeto de Lei 2703, criado pelo deputado Celos Russomano, para acrescentar mais 12 meses nos prazos lei, e que precisa da sua ajuda para avançar no congresso.
Entre no sistema da Câmara e vote, concordando totalmente: https://forms.camara.leg.br/ex/enquetes/2336484
Outras Consultas Públicas
No final de outubro, a ANEEL já abriu a CP 050/2022 sobre um aspecto específico da lei 14.300, o custeio dentro da Conta de Desenvolvimento Elétrico (CDE). Leia mais aqui.
Leia mais
Já publicamos as seguintes matérias sobre a lei 14.300/2022