Nos últimos dias deste mês ocorre a Intersolar 2023, causando agito em todo o setor de energia solar. É a MAIOR FEIRA de energia solar da América Latina. E você precisa reservar os dias para aproveitar ao máximo desses três dias, 29 a 31 de agosto.
Ela acontecerá em São Paulo, como sempre, no Expo Center Norte. Quem já foi, sabe que um dia não é suficiente para percorrer a feira inteira, muito menos se for participar do congresso.
O ingresso da feira é gratuito com cadastro antecipado!
Stand no Pavilhão Alemão W6.41
Nós, da Solarize, mantemos a tradição de estar presente no pavilhão alemão, número W6.41. O stand fica perto da saída do Pavilhão Branco, do lado da AE Solar.
Obs: o W no número do stand significa "white"=pavilhão branco. A organização prometeu uma sinalização melhor após muitas reclamações.
Passe lá para dar um abraço e trocar novidades, e também para conhecer o software PV*SOL, que estaremos apresentando em vários computadores simultaneamente.
Desconto de 20% no PV*SOL e em todos os cursos
Passe no nosso stand e cadastre-se pela leitora de crachá ou pelo QR-Code para pegar o desconto do ano! Você ainda vai participar do sorteio de um vale de R$ 400.
Programação de mini cursos
Disseminar conhecimento é nossa missão, e não poderia ser diferente na Intersolar. Alugamos a sala de workshop para três mini cursos de alto nível:
Dia 29, 13h: Como dobrar a potência instalada sem pagar demanda adicional
A lei 14.300 abriu novas oportunidades de negócio para integradores da energia solar. Uma delas é especialmente importante, porque permite abordar antigos clientes com uma proposta de aumentar a potência instalada.
Antes dela o limite da potência do sistema fotovoltaico era a demanda contratada do consumo. A nova lei obriga a contratar demanda de injeção, mas pagando apenas a TUSD de geração. Com isso, pode-se aumentar a potência instalada, pagando pouco a mais.
O pulo do gato vem com uma brecha que a regulação ANEEL 1059 abriu: ao controlar a potência gerada de acordo com a demanda no mesmo instante, conseguimos aumentar o autoconsumo sem pagar mais demanda. Uma solução inteligente e surpreendentemente simples!
Explicaremos os conceitos regulatórios e técnicos deste modelo. Mostraremos também como esse tipo de sistema é simulado no software PV*SOL, essencial para alcançar o melhor retorno econômico.
Por Hans Rauschmayer, sócio-gerente da Solarize
Local: Auditório Intersolar, Pavilhão Azul
Compre seu ingresso aqui, na seção "Minicurso Intersolar", pelo valor antecipado.
Dia 30, 15h: Como usar drones e modelos 3D para criar diferencial competitivo
Em projetos fotovoltaicos, drones estão conquistando cada vez mais espaço, por sua capacidade de gerar imagens aéreas de forma simples e eficaz.
Modelos 3D criados a partir dessas imagens reproduzem o cenário real e cativam o cliente, trazendo um diferencial na venda de sistemas fotovoltaicos.
Ao mesmo tempo, permitem elaborar o projeto técnico com mais precisão e calcular a geração de energia com mais confiabilidade, já que incluem todo o cenário de sombreamento.
Neste workshop, iremos apresentar como drones aumentam o diferencial competitivo de empresas de energia solar, especialmente quando usados junto com o software PV*SOL.
Por Fábio Tauk, diretor da 6D Drones, e Hans Rauschmayer, sócio-gerente da Solarize
Local: Auditório Intersolar, Pavilhão Azul
Compre seu ingresso aqui, na seção "Minicurso Intersolar", pelo valor antecipado.
Dia 31, 15h: Sobrecarregamento de inversores: como avaliar se vale a pena
Um tema recorrente nos grupos de discussão sobre projetos de energia solar é o sobrecarregamento de inversores (overload). Vamos destrinchar os “mistérios” neste workshop.
Primeiro, precisamos entender como o inversor reage quando a potência fotovoltaica na sua entrada excede sua capacidade de trabalho e ele precisa ativar sua proteção interna (efeito clipping).
Em seguida vamos analisar em que situações esse clipping pode, de fato, ocorrer e quais são as perdas de energia associadas. Das perdas energéticas vamos seguir para as perdas econômicas, que representam o real interesse do futuro proprietário da planta fotovoltaica.
Estudos de caso, calculados com precisão no software PV*SOL incluindo rápidas oscilações climáticas como passagem de nuvens, mostrarão o impacto de parâmetros como fator de dimensionamento e o clima local.
Para concluir, será discutido em quais casos o sobredimensionamento pode ser interessante, e como proceder ao elaborar um projeto com essa proposta.
Por Hans Rauschmayer, sócio-gerente da Solarize
Local: Auditório Intersolar, Pavilhão Azul
Compre seu ingresso aqui, na seção "Minicurso Intersolar", pelo valor antecipado.
Palestras no pavilhão alemão
Dia 30, 17h: Apresentações curtas e gratuits das empresas presentes no pavilhão alemão W6.41:
Dia 30, 18h: Recepção do Cônsul Geral da Alemanha em São Paulo no pavilhão alemão W6.41
Mais novidades ....
Já estamos preparando mais novidades para a Intersolar, você vai gostar! Acompanhe a gente por aqui ou na newsletter (formulário abaixo) para ficar por dentro ...