Blog


PV*SOL 2025: veja as novidades do lançamento

Publicado em 19 de novembro de 2024

PV*SOL 2025 flex - conheça as novidadesA versão 2025 do software PV*SOL, líder no Brasil foi lançada. Ela trouxe uma série de novidades, inclusive algumas quem encaminhamos à Valentin a pedido de vocês. 

 

Licença flex

A maior mudança é a licença flexível, disponível para quem adquirir uma nova licença ou migrar para esse modelo com sua licença antiga. 

 

Mais detalhes no webinar: dia 25/11, 15h.

Inscreva-se no webinar agora

 

As novidades descritas abaixo estão disponíveis para qualquer usuário que está com a manutenção em dia, independentemente da modalidade de licenciamento. 

 

Balanço de produção no relatório

Vocês pediram e nós fizemos acontecer: o gráfico mensal de geração versus consumo agora aparece no relatório. É uma demanda especialmente brasileira.

Não esqueça de marcar esse item nas opções do relatório!

 

Diagrama Sankey

O diagrama Sankey apresenta perdas e ganhos de energia no sistema e é bem conhecido por usuários do PVsyst. Ele traz as mesmas informações da tabela do balanço energético e está disponível nos resultados e no relatório.

Uma opção a mais para você escolher como deseja consultar e relatar os detalhes da simulação.

 

Exportação seletiva dos resultados em planilha

Agora, você pode escolher quais dados dos resultados serão exportados na planilha. 

A exportação contém dados resumidos por ano e mês, além dos dados por cada passo de simulação (hora ou minuto).

Aproveite para criar gráficos específicos para seu projeto!

 

Diferentes perfís de usuários com dados de contato

Com a nova versão, você pode cadastrar vários perfís de usuário com seus respectivos dados de contato para aparecerem na capa do relatório. 

Acesse o menu Opções -> Dados do Usuário!

 

Baixe a versão teste do software líder no Brasil

 

Busca por endereço facilitado

A busca pelo endereço na hora de acessar o mapa de satélite agora apresenta opções de vários provedores de pesquisa, facilitando escolher o local certo, mesmo com erros de digitação.

 

Nova fonte de dados climáticos da NREL

A Agência Nacional de Energias Renováveis (NREL) dos EUA oferece um banco de dados climáticos para locais com latitude menor que 21,5. Geograficamente, os dados contemplam o norte de SP (Ribeirão Preto, Araçatub), o estado do ES, grande parte de MG e MT e tudo ao norte disso. 

A fonte é gratuita com acesso direto pelo PV*SOL e requer apenas a criação de uma chave. Nossos primeiros testes apontaram que a irradiação fica acima dos dados do Cresesb para a maioria dos locais. 

 

Importação de dados climáticos no formato EPW

A nova versão permite importar dados climáticos de arquivos no formato EPW (EnergyPlus Weather).

Um site que oferece esses dados é o seguinte: https://climate.onebuilding.org/WMO_Region_3_South_America/BRA_Brazil/. Nossos teste iniciais foram animadores para os locais onde o Meteonorm apresenta indices de irradiação muito altas.

Experimente você mesmo e nós relate os resultados - a importação está disponível na tela Meteosyn -> Opções -> Importar arquivo. Em breve voltaremos com mais detalhes.

 

Você usa uma versão antiga?

Veja aqui o que você perdeu ao longo dos últimos anos: evolução do PV*SOL.