O Projeto 50 Telhados foi lançado com o intuito de divulgar a geração distribuída a partir da fonte fotovoltaica. Coordenado pelo Instituto Ideal, o projeto é executado localmente por empresas instaladoras que, até 31 de dezembro de 2015, devem alcançar a meta de instalar 50 telhados fotovoltaicos de 2 kWp (ou 100 kWp de potência total instalada).
Com isso, a geração anual estimada ficaria em torno de 130 MWh em cada cidade. O objetivo do Instituto Ideal, quanto o projeto foi lançado, em dezembro de 2013, era implementar o projeto em pelo menos 20 cidades brasileiras durante o ano de 2014. No final de 2014, o projeto somava 32 cidades. Essas cidades se tornarão referência nacional na utilização de energia oriunda do sol, matéria-prima livre e inesgotável.
Com tal ação, entre os anos 2014 e 2015 o Brasil terá instalado o equivalente ao projeto alemão “1000 telhados”, responsável por impulsionar a energia solar fotovoltaica na Alemanha. Contudo, no caso brasileiro, isso seria alcançado sem qualquer tipo de incentivos nas tarifas de energia elétrica vigentes. Qualquer empresa de engenharia e de instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica pode participar do projeto como empresa executora, desde que seja previamente aprovada pelo Instituto Ideal com base nos critérios de adesão estabelecidos.
A Solarize participa do programa nas cidades de Rio de Janeiro, Niterói e Petrópolis.