Blog
ANEEL atualiza estimativa do crescimento da Geração Distribuída
A ANEEL publicou hoje a Nota Técnica 56/2017, na qual atualiza as estimativas para o crescimento da Geração Distribuída no Brasil, publicadas orginalmente em 2015.
A ANEEL estima que haverá em torno de 886.000 microgeradores no país em 2024, um número 28% inferior à estimativa anterior. Entre as razões para a redução, a ANEEL percebe a crise econômica, bem como a falta de créditos.
Em termos da potência, a projeção foi reduzida para 3.209 MW. Os cálculos foram efetuados somente para a faixa de microgeração, que abrange residências e pequeno comércio, não para minigeração, com porte para atender indústria e empresas maiores.
O prazo de retorno de investimento, no entanto, melhorou em relação à estimativa anterior, por causa da redução do custo de instalação. Ele varia conforme tarifa da concessionária e irradiação local.
O impacto da geração distribuída nas tarifas da eletricidade também foi estimado, um item importante na discussão nacional sobre um subsídio cruzado à tecnologia fotovoltaica. O valor acumulado de 2017 a 2024 seria, na média nacional, de 1,1%, inferior à estimativa de 2015.
Baixe aqui o estudo completo.