Blog
Primeiro Gigawatt Solar em Operação / Agenda Aneel 2018
O ano 2018 começou chuvoso em grande parte do Brasil. Frustrante, para quem estava querendo curtir o verão, mas um grande alívio para a segurança energética do Brasil. Ainda falta muito para encher os reservatórios - apenas os do sul estão com níveis elevados (veja aqui).
O gráfico ao lado, que mostra a geração do subsistema Nordeste no dia 08/01/18, informa que 30% da energia consumida no dia foram geradas por termelétricas e 15% importadas de outros subsistemas. A energia solar já aparece com uma faixa estreita, equivalente a 1,9%, e vai substituir cada vez mais outras fontes caras e sujas.
Afinal de contas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), junto com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicou a previsão do crescimento da demanda energética anual de 3,7%, até 2022 (leia aqui). A recente notícia, de que o primeiro Gigawatt solar entrou em operação no Brasil, combina perfeitamente com esta expectativa.
A Aneel colocou na agenda dois processos de alto impacto para nosso setor: o processo nº 50 revisa a Resolução Normativa 482/2012, que rege a geração distribuída no nosso país, e o processo nº 71 pretende regulamentar a tarifa binômia. A participação da sociedade será fundamental para alcançarmos resultados justos e factíveis! Acesse aqui a agenda da Aneel.
Fazendo a nossa parte, também não esperamos o Carnaval para iniciar o ano. No dia 31 de janeiro teremos a primeira turma, do curso para projetistas de sistemas fotovoltaicos. Faça sua inscrição já!
Será o terceiro curso dentro da Universidade Veiga de Almeida - UVA, com a qual fechamos uma parceria que permite intensificar a troca entre educação e prática.
O objeto mais concreto desta parceria será a construção de um laboratório que servirá para nosso tão aguardado curso prático de instalador de sistemas fotovoltaicos, como também para trabalhos dos alunos da UVA. A inauguração e o primeiro curso estão previstos para o final de março. Inscrições abertas!