Blog
O mercadão popular de Madureira inaugura um telhado solar
Lembra da música do Zaca Baleiro Vai de Madureira? Ela fala de opções populares de consumo: "Se não tem Moet Chandon, cachaça vai apanhar ... quem não pode Nova York, vai de Madureira ... "
O bairro Madureira, que deu o título à música, fica no subúrbio do Rio de Janeiro, e é famoso pelo seu mercadão com inúmeras lojas. Um shopping popular que foi até elencado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro em 2018.
Sua cobertura, que protegia apenas contra a chuva, ganhou, agora, mais uma função: ela gera energia através do sol. São 1.759 painéis que somam a potência de 677 kWp.
O investimento de R$ 3 milhões do Mercadão pode gerar uma economia de mais de R$ 60 milhões em 25 anos. Uma economia que beneficia os clientes, porque permite reduzir os preços nas lojas.
Sustentabilidade é somente para os ricos? Que nada!
Há um preconceito de que sustentabilidade seria somente para os ricos. Veja: o Mercadão já instalou reuso de água de chuva, coleta seletiva, tratamento de esgoto e reuso de óleo de cozinha para produção de sabão.
Querendo ser sustentável, é possível fazer em qualquer lugar. Leia mais ...
O Mercado Municipal do Rio de Janeiro também já usa energia solar
O Mercado Municipal do Rio de Janeiro CADEG já conta com um telhado solar desde o ano passado. Mais uma economia que beneficia a população pela redução dos custos nas lojas.
No seguinte programa Cidades e Soluções, o mercado aparece logo depois da matéria sobre nosso curso: