Blog


Um estudo da NREL com 100.000 sistemas solares realçou a importância da manutenção preventiva e da qualidade da instalação

Publicado em 02 de abril de 2020

A agência americana de energias renováveis (NREL) conduziu um estudo com 100.000 sistemas fotovoltaicos de todos os tamanhos. Eles acompanharam defeitos e produção ao longo de cinco anos.

Os resultados foram animadores, de uma forma geral: a grande maioria dos sistemas gera a energia prometida ou até mais. E os defeitos foram poucos - menos até em sistemas residenciais do que em usinas de grande porte.

A análise financeira dos defeitos apontou à importância da manutenção preventiva. Ela permite antecipar problemas e evitar perdas de produção.

O estudo realçou também que a qualidade do projeto, da instalação e dos componentes usados faz toda diferença, especialmente nos componentes de menor valor como conectores e cabos.

A matéria completa já está disponível para você na área do aluno (na pasta "Material geral cursos", pelo mês atual). Acrescentamos ainda um estudo internacional sobre defeitos em módulos detectados em campo.