Blog
Uma emocionante inauguração de energia solar na ONG de mulheres AMAC
Foi muito emocionante a inauguração do sistema solar na Associação Mulheres com Atitude e Compromisso Social (AMAC). Um sonho realizado e uma conquista para pessoas que precisam, todo dia, lutar muito para viver e sobreviver, festejada em grande estilo.
A simbologia vai muito além de colocar oito placas no telhado, como disse a jovem Larissa Guerra, moradora da região: "Eu tinha vergonha de morar no Dique. Hoje tenho orgulho, pela modernidade que trouxemos para cá". Fizemos mais um passo em direção à democratização da energia solar.
▶ Leia o blog anterior, sobre o projeto e a instalação
A cooperação em rede nós leva mais longe
Agradecemos muito à Nill, presidente da AMAC, pela amável recepção. A história dela e a resiliência dela é impressionante, e merece bem mais apoio do que estamos oferecendo.
A Nill animou ainda muitas crianças a participarem, as sementes do girassol, como ela as chama, e que serão diretamente beneficiadas pela redução na conta de luz: finalmente terão aula de reforço mesmo nos dias mais quentes, com o prazer de estar numa sala de aula refrigerada. O calor atual, em pleno inverno, já mostra a urgência do nosso projeto.
Houve falas dos instaladores do território e de parceiros e integrantes da Rede Favela Sustentável, que passaram pelo mesmo processo ou que estão ansiosos para atender suas demandas. Falas com conteúdo impactante e com coração na boca.
Capacitação em três níveis
Nós reforçamos a importância da capacitação, sem a qual muitos projetos bem intencionados fracassam. Na AMAC alcançamos, pela primeira vez, três níveis de capacitação:
-
Capacitação pessoal: os técnicos da AMAC aprenderam, nos nossos cursos, a instalar sistemas fotovoltaicos com qualidade e segurança. Eles cresceram em termos profissionais e abriram novas chances a emprego e renda;
-
Capacitação territorial: a capacitação dos técnicos do território é fundamental para que a AMAC tenha autonomia em manter seu sistema funcionando, garantindo assim que seja uma solução duradoura. Além disso, o conhecimento permite identificar oportunidades naquela região. Numa das visitas, apontaram para um restaurante com frequentes problemas de fornecimento elétrico que é candidato a usar energia solar;
-
Capacitação de lideranças: lideranças de outras comunidades, que ocorreu em paralelo sob coordenação da Revolusolar, aprenderam o que é possível fazer com energia solar. Eles já reconheceram demandas e começaram a formatar projetos para atendê-las.
Quem será o próximo?
A troca de vivências e experiências entre os mais diversos participantes foi e continua sendo fundamental para alavancar o conhecimento. Quer saber mais? Aguarde uma matéria para aprofundar esses aspectos que começamos a escrever ...
Conclusão e compromisso
Encerramos o dia com uma assinatura de todos os presentes no banner do projeto. Cada um participou de alguma forma e se compromete de levar o trabalho adiante - é trabalho em rede.
E você,
- quer participar da Rede Favela Sustentável? Faça seu registro, conheça as atividades e participe onde tiver interesse e puder contribuir.
- quer conhecer a AMAC? É fácil de chegar lá, e eles são super receptivos.
- ou deseja apoiar o trabalho da AMAC? Qualquer forma será muito bem aproveitada!
Agradecimento aos Parceiros
Agradecemos de coração aos parceiros que viabilizaram mais um projeto importante de grande alcance e impacto social:
- Os módulos foram doados pela empresa AE Solar com distribuição pela Bold Energy;
- A SMA ofereceu um inversor fotovoltaico para o projeto;
- A estrutura para fixar os módulos foi cedida pela Solar Group;
- A Clamper participou com dispositivos de proteção contra surtos;
- Contamos com a Almax Energia para ferramentas de crimpagem de conectores e outros materiais de instalação;
- Nós, da Solarize, assumimos a coordenação técnica do projeto e a capacitação de moradores locais;
- O Eng. George Rodrigues, instrutor da Solarize, elaborou o projeto elétrico e conduziu o processo junto à concessionária;
- Adalberto Almeida, o primeiro instalador de energia solar do Morro da Babilônia/Chapéu Mangueira, aluno nosso, virou parceiro e investiu muito tempo neste projeto;
- A ONG Revolusolar, antigo parceiro dentro da Rede Favela Sustentável, que se tornou referência nacional quando se fala de energia solar em comunidades.
Fotos: Bárbara Dias / ComCat
Assista ao vídeo sobre instalação e curso para as lideranças: